top of page

O que é energia solar?


Energia solar fotovoltaica instalada na modalidade usina solar de investimento

A energia solar é uma forma de energia obtida a partir do calor e da luz do sol, sendo aproveitada através de diversas tecnologias. É uma fonte de energia sustentável e inesgotável, cuja utilização tem crescido globalmente.


No Brasil, a geração de energia solar tem aumentado significativamente. De acordo com uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a participação da energia solar na matriz energética brasileira passou de 0,1% em 2016 para 1,2% em 2019.


Quais são as principais formas de obtenção de energia solar?


Energia fotovoltaica: Esse sistema utiliza inversores e painéis solares feitos de silício para converter a radiação solar em eletricidade. É uma das fontes de energia limpa que mais cresce atualmente.

Energia térmica: Utiliza tubos a vácuo ou coletores (placas) para capturar o calor do sol e transferi-lo para a água, gerando vapor que pode ser usado em residências e pequenas instalações.


Onde é possível utilizar a energia solar?


Residências: Após a instalação do kit gerador de energia solar fotovoltaica, é possível gerar créditos para compensação em períodos noturnos ou de baixa produção, resultando em uma economia de até 90% na fatura de energia.

Indústrias e comércios: Setores que se beneficiam significativamente devido aos altos gastos com energia elétrica. Indústrias de vestuário, automobilística, farmacêutica e moveleira são exemplos de segmentos que adotam essa tecnologia para reduzir custos fixos.

Propriedades rurais: Beneficiadas pelo uso de soluções fotovoltaicas para irrigação, bombeamento de água, refrigeração, secagem de grãos, entre outras aplicações.

Usina Solar de Investimentos: Direcionada à investidores, a Usina Solar de Investimentos é uma modalidade de investimento com retorno mensal em dinheiro, com administração de uma cooperativa que distribui os créditos de energia entre os consumidores, capta o pagamento e distribui aos investidores.


Como utilizar a energia do sol?

Para aproveitar os benefícios da energia solar por meio da instalação de um kit gerador fotovoltaico, é essencial seguir as normas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) conforme a Resolução Normativa nº 482/2012. Alguns pontos importantes incluem:

A regulamentação abrange sistemas fotovoltaicos com potência máxima de até 5.000 KW (5 MW).

A unidade consumidora pode ter micro geração, mini geração distribuída, autoconsumo remoto, geração compartilhada ou fazer parte de um empreendimento com várias unidades consumidoras.

Participar do sistema de compensação de créditos da ANEEL.

Possuir um kit gerador de energia solar com potência equivalente à demanda contratada.


O que são fontes de energia renováveis?


Energia renovável é qualquer tipo de energia que se regenera a partir de uma fonte natural. Exemplos incluem energia hidráulica, solar, eólica, maremotriz, geotérmica e da biomassa. Essas fontes são inesgotáveis e não liberam poluentes, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida.


Quais são as vantagens da energia solar?


Redução de gastos com energia elétrica: A instalação de um sistema de energia solar é um investimento que se paga com o tempo, devido à alta durabilidade do sistema (até 30 anos), proporcionando economia significativa na conta de energia.

Adaptabilidade em regiões isoladas: Regiões sem rede elétrica podem ser supridas com sistemas off grid, que utilizam baterias para armazenar a energia gerada.

Preservação do meio ambiente: A energia solar não emite poluentes e utiliza uma fonte abundante e inesgotável.


Quais são os componentes de um gerador de energia solar?


Um gerador solar fotovoltaico é composto por vários elementos, como painéis solares, inversores, estruturas de fixação, string box, cabos e conectores. Também podem incluir baterias solares, bombas solares e transformadores. Existem três tipos de geradores:

On grid: Conectado à rede elétrica, permite a compensação de créditos.

Off grid: Não conectado à rede elétrica, utiliza baterias para armazenar energia.

Zero grid: Conectado à rede com injeção zero, gera energia para consumo imediato sem retroalimentar a rede.


Onde comprar um gerador de energia solar?


Para usar de todas as vantagens, é importante adquirir um sistema de qualidade e com segurança. Fatores como a garantia oferecida pelo fornecedor e a manutenção do sistema devem ser considerados. A Energia Própria a primeira empresa à aprovar um projeto de energia solar em concessionárias do Rio Grande do Sul, com mais de 6.000 mil projetos instalados. Para saber mais, entre em contato com a gente.

Comments


bottom of page